quarta-feira

19 de Março DIA DO ARTESÃO

Olá pessoal ! Bom dia.

 Hoje é dia do ARTESÃO !
 Para comemorar , nada mais justo que homenagear aquelas ARTESÃS que trabalham por trás dos bastidores ou seja , ARTESÃS que criam , projetam , fazem os gráficos e as receitas para revistas especializadas e assim facilitam a vida de outras que buscam nessas receitas a inspiração para o seu trabalho.Vamos entrevistar uma pessoa
maravilhosa que sabe muito bem o que é isso. 










 Fale um pouco de você : seu nome , profissão e o que você gosta de fazer quando não está trabalhando .
 
Nasci em Blumenau e vim para Curitiba e depois São Paulo para desenvolver aquilo que eu chamava de "vocação". Meu nome é Adélia Oechsler, mas desde pequena incorporei o Ernst do lado materno e o apelido Adi que todos usavam para se comunicar comigo. Concluí o Curso Secundário e me dediquei com meu companheiro de 30 anos, às artes gráficas. Como ele foi um grande fornecedor de material impresso - principalmente sobre cinema - às editoras, acabei aprendendo os passos principais da profisão de arte-finalista. Hoje na verdade sei fazer uma revista da concepção/ideia, todo tipo de produção, até a entrega para uma gráfica completamente montada para rodar e ir para as bancas.
 Como o artesanato entrou na sua vida e como virou profissão?

Quando morei por 12 anos a partir do final dos anos 80 em São Paulo, fiz vários cursos de costura mas fui observando que o que realmente me atraia era a criação de peças artesanais em fios - crochê - barbante - bordados. Todos os passos da costura são necessários para poder fazer roupas com fios. Por isso passei a desenvolver pesquisas observando vitrines de lojas, barracas em feiras de artesanato etc. para a partir daí poder dar as diretrizes do que que queria criar juntamente com  minhas companheiras artesãs. Passei a observar no inverno as tendências que seriam para o verão e o contrário também. Tendo então como base toda a produção de roupas em tecido, pude partir para todo tipo de artesanato. Aliás uma sobrinha em quem eu provava os vestidos que fazia acabou me abrindo os olhos quando depois de vestir mil vezes uma peça me olhou e disse: -Puxa Tia! Assim não dá. Nunca assenta. - Foi uma desilusão e a passagem para as revistas de artesanato principalmente aprendendo como aumentar ou diminuir o tamanho das peças, fazendo caimentos perfeitos.Comecei a criar peças exclusivas, vendo que a mesmice corria solta nas poucas revistas existentes e que na internet o que aparecia era copiado, não criado.

Como é fazer uma revista voltada ao artesanato?


Difícil! Quando comecei a produzir para a Editora Alto Astral cheguei a fazer 4 a 5 revistas por mês. Depois passei a produzir para a Editora Escala - produzi a revista Mãos de Anjo, baseada em figuras sacras no ponto cruz , a partir de uma figura vista na revista italiana Mani di Fatta. Foram edições de sucesso total e até hoje são procuradas. Recentemente a Escala me solicitou uma nova versão da Santa Ceia. Entretanto, quem não conhece a produção de fios e linhas, acha que basta baixar um programa da internet e escanear a figura desejada para ter em mãos o gráfico que a gente quer. Não sabem que depois de passar para o programa que nos dá a base do gráfico ,  tudo a seguir é feito manualmente. O programa joga por exemplo, um rosto de Jesus com mais de '100 cores misturadas e pouco a pouco, pacientemente você tem que limpar a figura , eliminando pontos perdidos e diminuindo o número de cores utilizadas,pois torna-se impossível simplesmente bordar como o programa apresenta, mudando de fio-nuança a cada 3 ou 4 pontos. Em seguida foram 77 números da Coleção Fazendo Artesanato. Um fato curioso. Ao acertar para trabalhar com a Escala sentei à frente do chefe do estúdio e ele queria a todo custo que meu rosto fôsse colocado num canto das capas. Bati o pé , porque não sou egocêntrica e faço meus trabalhos com amor e não para aparecer. Com relutância acabei deixando o nome e rosto impresso na página de Editorial da Coleção. A dificuldade para a produção do artesanato é conseguir gente séria para desenvolver os trabalhos em equipe. Passei por poucas e boas experiências: gente que me prometeu peças como eu desejava e sumiam com os fios; gente que dizia ser exímia artesã mas não sabia criar nada novo e assim por diante. Depois, fazer as fotografias, tratamento de imagens, montagem final do material é trabalho de artistas gráficos.

Quantas pessoas em média , trabalham com você para fazer uma revista com receitas e gráficos detalhados ?

Minha equipe envolve geralmente 6 pessoas para cada revista, entre crocheteiras, bordadeiras e artistas gráficos. Tenho uma artesã que chamo de "meu braço direito" que cuida dos gráficos, geralmente dificílimos e das receitas. Tenho outra pessoa para revisão das receitas, umas 2 outras artesãs , tecem as peças e em seguida um arte -finalista gráfico, me ajuda a fotografar tudo e faz a montagem das fotos tratadas como desejo que vá nas páginas. Além disso , conto com uma parceria de quase 10 anos , a Círculo/SA de Gaspar e só utilizo fios desta marca. Os panos, as toalhas etc. usados para demonstrar os trabalhos prontos , me são fornecidos pela Döhler  de Joinvile e quando faço trabalhos em pintura utilizo os pincéis da Tigre

Você acha que o trabalho do artesão é valorizado no nosso país?
Com as novas regras que parecem estar sendo aprovadas pelo Governo Federal , protegendo os artesãos e lhes dando condição de profissão regulamentada, tudo deve melhorar. Por enquanto a maioria das pessoas que se dizem artesãs simplesmente copiam produtos prontos baixados da internet e vergonhosamente ainda dizem que são criações próprias. Nunca usei trabalhos de artesãos sem pagar, ao contrário de estúdios e ateliês que em troca da colocação de nomes e telefones, pegam peças e não pagam nada. Comigo, desculpe o termo, é "na lata". Tudo que é aproveitado é pago.

O que você tem a dizer às pessoas que costumam Baixar ou Divulgar na internet as revistas com receitas e gráficos na íntegra ?
Adeptas da "pirataria" e pirataria é crime. São geralmente pseudo artesãs que mal e mal fazem as aulas básicas e só sabem copiar. O pior é que geralmente só sabem fazer as peças que a própria professora ensinou. A internet é a maior culpada deste tipo de comodismo, pois existem pessoas que baixam e dão os gráficos de todas as revistas existentes no Brasil. Com isso , além de criminosas estas pessoas prejudicam todo um sistema que envolve as próprias artesãs e aquelas que realmente se preocupam em criar (não copiar). As editoras não conseguem vender as revistas porque na maior parte dos casos estas pessoas encontram tudo escaneado na internet. Sou radicalmente contra qualquer cópia. Quem tem vergonha mas ,  não quer ou consegue criar, deve pelo menos acrescentar naquilo que copia elementos novos. Assim, um tapete pode ganhar nova vida, uma toalha pode se transformar em algo inédito e assim por diante. Não é a forma ideal de criação mas pelo menos as pessoas conseguem fugir do plágio - que também é crime - devidamente analisado pelas nossas leis de direitos autorais.

Que conselho você daria a um artesão que está iniciando agora?
Não abandono nenhum artesão novato. Todas as pessoas que realmente começam precisam de tempo para observar e corrigir seus erros. Ninguém em sã consciência pode exigir de um artesão iniciante a perfeição, uma vez que ninguém, mesmo com experiência consegue a perfeição. Se a pessoa me procura e demonstra interesse, passo a colocá-la em contato com outras já experientes , até que possa dar conta do recado completamente. Ajo assim com as bordadeiras, crocheteiras etc. Tenho dentro da equipe pessoas que começaram mal sabendo os pontos básicos mas , se interessaram em ir em frente e hoje praticamente sobrevivem com seus trabalhos vendidos ou feitos para mim. Digo sempre para estas pessoas "NÃO DESISTA



 Aqui estão alguns trabalhos de Adelia Oechsler










 Vejam mais de seus trabalhos no facebook:www.facebook.com/adelia.oechsler 

Parabenizamos a nossa querida amiga  Adelia Oechsler e sua Equipe por nos proporcionar a confecção de belos trabalhos através de suas revistas cheias de criatividade.
À todas essas pessoas desejamos um " FELIZ DIA DO ARTESÃO ! ! !



31 comentários:

  1. oi amiga,adorei a entrevista,perfeita para comemorar nosso dia.parabéns Adélia suas palavras são um incentivo à todas nós,Sucesso pra vocês,Tania Mara

    ResponderExcluir
  2. parabens ...na verdade pra todas nos que adoramos ser ARTESÃ...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Dulce , parabéns a todas nós artesãs mas essas que trabalham fazendo a revista que nos ajuda muuuuito no dia a dia merecem o nosso APLAUSO!

      Excluir
  3. Obrigado Toninha! Parabéns a todas as artesãs que não desistem facilmente ante criticas de outras pessoas. Continuem sempre lutando para que possamos mais e mais criar maravilhas com nossas próprias mãos, pois só assim vamos valorizar as peças criadas. Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço amiga , a todas vocês que trabalham fazendo essas revistas maravilhosas que nos ajudam e ensinam a cada dia , bjs PARABÉNS!

      Excluir
  4. que amor minha linda amiga amei a entrevista te amo ADÉLIA cada vez mais . beijos sisi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns a você também Simone ,você também é uma Artesã ,bjs.

      Excluir
  5. te amo minha amiga ADÉLIA cada dia mais vc é guerreira te amo bju sisi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone querida quem é guerreira é você que mata 2 leões todos os dias. Ainda vamos nos conhecer e poder conversar muito.Um beijão no seu coração!!!

      Excluir
  6. Parabéns pela entrevista!!! e para a entrevistada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Desi , parabéns a você também que é uma excelente artesã , bjs.

      Excluir
  7. Trabalho para Adélia a anos, ela respeita as artesãs, e sempre tem idéias novas. Adoro trabalhar para ela, sempre paga o preço justo, valoriza o nosso trabalho. Ela é uma grande mulher criativa e muito amiga . Parabéns !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renatinha... tantos anos juntas e sempre soubemos separar amizade e trabalho. Agradeço sua fidelidade e amizade. Bjss te gosto muito.

      Excluir
  8. Trabalho para Adélia a anos, ela valoriza as artesãs, sempre paga o preço justo, criatividade é o seu nome do meio. Adoro trabalhar para ela e espero que por muitos anos. Parabéns Adélia minha amiga !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata Fagundes , sinta-se homenageada também pois, você é uma das Artesãs que estão incluídas nesta homenagem porque você trabalha para que nós tenhamos sempre uma revista muito bem elaborada para que nós aqui do outro lado aprendamos e inovemos nosso trabalho , bjs PARABÉNS!

      Excluir
  9. parabens adelia..adi..linda e sincera entrevista.gosto de pessoas assim como vc....parabens pelo teu .nosso dia.....bju querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anadiles, muito agradecida parabéns para vc tbém pis é seu dia tbém. Bjs

      Excluir
  10. parabens adelia..adi..linda e sincera entrevista.gosto de pessoas assim como vc....parabens pelo teu .nosso dia.....bju querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anadiles , parabéns pra você também , e agradeço por ter gostado da entrevista, a Adelia realmente é um amiga sensacional e por isso resolvi homenageá-la postando esta entrevista precisamos de mais pessoas como a Adelia ,bjs.

      Excluir
  11. Amiga Adélia,amei sua entrevista e assino embaixo em td que vc falou,esta certissima em td,eu faço croche a anos alias a decadas mas muitas das minhas peças nao tenho foto pq nao tinha costume de tirar foto delas e a maioria foi para fora do pais e ai nem sei quem comprou elas...mas voltando a sua entrevista EU AMEI e fico feliz de t ter conhecido, PARABÉNS AMIGA!

    ResponderExcluir
  12. Santina Elza Inácio19/03/2014, 16:50

    Obrigada Adélia por ter se lembrado de mim nesse dia. Parabéns pra você e por todos os artesãos do Brasil. Amiga amei a entrevista, hoje estou em casa porque os as escolas estão para hoje e tive tempo pra ler muito atentamente a entrevista. Parabéns pela entrevista e pelo dia do artesão. Te amo ADÉLIA cada vez mais e te admiro pelos belos gráficos que você faz, só está faltando você fazer uma Estrela, no mais tudo muito lindo, continue por muitos anos . Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Santina Elza Inácio, você compra minhas revistas de ponto cruz acredito á mais de 10 anos e tenho que dizer... que leitora exigente!!! bjsss

      Excluir
  13. Parabéns Adélia Adorei a entrevista!
    Concordo com o que vc e estou muito feliz em ter vc como amiga! bjos ♥ ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina Santos , que bom que gostou da entrevista , parabéns à vc também ,seja muito bem vinda aqui no meu blog para conferir nossas postagens sempre , obrigada.
      Toninha

      Excluir
  14. Parabéns Adélia Adorei a entrevista!
    Concordo com o que vc falou!
    Estou muito feliz de ter vc como minha amiga
    ♥ ♥
    http://cicacrocheetrico.blogspot.com.br
    Maria Ciça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns à você também Maria Ciça ! Que bom que gostou da entrevista , volte sempre aqui no meu blog pois , será muito bem vinda sempre, bjs.
      Toninha

      Excluir
  15. Fantástico Adi, tomara que muitas artesãs leiam suas palavras e mudem de atitude, confesso que as vezes também me baseio em imagens de gráficos da internet, mas prefiro crias meus próprios trabalhos. Parabéns Toninha por entrevistar esta mulher fantástica que é a Adelia! beijos...

    arteserica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Erica ! A nossa amiga Adelia e toda sua equipe ,merecem muito mais por esse trabalho ,como vc mesma disse as vezes precisamos de gráfico para nos basear e nada mais justo que COMPRAR uma revista onde muuuuuuuuitas artesãs trabalharam para nos proporcionar os gráficos e as receitas ,seja sempre muito bem vinda no meu cantinho ,bjs.

      Excluir
  16. Oi, estou te seguindo como cris arte mania, te vi na Agenda dos Blogs, pode me seguir neste site, bjs bjs
    http://crismaria2013.blogspot.com.br/2014/03/problema-no-botao-de-seguidores-no-blog.html

    ResponderExcluir
  17. Olá! Desculpe a demora em te responder, mas so,mente hoje consegui participar dos blogs. Já estou te seguindo e parabéns pelo lindo blog.
    Um abraço,
    Zélia Dantas

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita deixe seu comentário, terei prazer em responder.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Protected by Copyscape Online Plagiarism Test

Selo Melhores Blogs